Social icons

Agora que já deixei arrefecer um bocadinho as emoções e que a nostalgia se apoderou de mim, está na hora de abrir a caixinha de música e tirar cá para fora o tão esperado post sobre o Bloggers Camp. Se aqui vos dizia que escolhi passar mais tempo com estas pessoas, falava do fundo do meu coração e prometia a pés juntos que ia (e vou) fazê-lo, custe o que custar. E a verdade é que tenho passado muito tempo com estes seres maravilhosos. Depois do BC já tive vivi muito com esta minha gente. Houve o aniversário da Ju logo no fim de semana a seguir ao BC, depois houve o Open World Awards da Momondo, fomos aos Santos populares e no sábado passado tivemos mais um encontro de bloggers, mais um piquenique, organizado pela Ana Paula do Eléctrico28.  Se isto não é amizade, digam-me, é o quê?

Mas hoje é dia de vos passar os ensinamentos que retirei do evento do ano. É o dia em que sei que vou voltar a encher o meu coração (e o vosso) de cada vez que relermos isto. Uma e outra vez. 


Vamos lá!

Foto da Catarina, do Joan of July

1ª aprendizagem: não exijas tanto de ti

Mostraram-me que não há mal em não conseguir publicar todos os dias. E que publicares todos os dias não vai ditar o sucesso do teu blog. Haverá dias mais atribulados e é preferível postar algo que nos dê gozo ler. É preferível postar menos vezes mas ficar de sorriso estampado na cara com cada post. Ainda que nem sempre saiam perfeitos. E assim decidi que, pelo menos por agora, ia postar três vezes por semana. Segundas, quartas e sextas. Pondo o meu amor em tudo o que faço, como sempre fiz, mas aceitando que não sou perfeita nem sou a super mulher. 

Foto da Jiji, onde estas três nos mostram que TU CONSEGUES! 

2ª aprendizagem: vai sem medos

Há algum tempo que falava em mudar a identidade do blog. Sim, eu sei que vocês gostam do nome e eu sei que vocês me sentem sempre presente. Mas há coisas, pormenores na verdade, que me fazem espécie e me levaram a querer mudar. Como o simples facto de muita gente não saber se "brunette" leva dois "n" ou dois "t", como o facto de muita gente pensar que sou vegetariana porque a sociedade ditou que quem adora tofu é vegetariano. E alguém me disse que a nova identidade surgiria quando menos esperasse. E assim foi. Em pleno Bloggers Camp deu-se o clique. Queridos leitores, o The Brunette's Tofu está oficialmente em fase de transição. Em breve o nosso cantinho se chamará Kéké. Porquê? Para vos aproximar de mim, para que não possa olhar para o blog daqui a uns anos e arrepender-me de não ter dado o passo, porque Kéké é a minha alcunha de pequenina e ainda hoje os meus pais me chamam assim. E fica no ouvido, não fica? 

O meu moodboard: o momento em que percebi que já tinha encontrado a minha voz, o meu valor e podia simplesmente ser eu mesma.

3ª aprendizagem: aceita o teu passado e usa-o para seres mais forte

Esta devo-a especialmente à Vânia, do Lolly Taste. Porque ela teve coragem para expor o seu passado e transformá-lo em algo bom, em algo que a ajudou a ser a pessoa fantástica que ela é hoje. E se há coisa que eu fiz foi agarrar no meu passado e transformá-lo no meu caminho do bem. Porque não há mal nenhum em passar no caminho do mal para chegar ao caminho do bem. Porque ao passarmos por lá, vamos ver cada conquista, cada passo como uma bênção, vamos valorizar cada passo, cada gesto, cada pessoa do meu que se cruza connosco. E sim, eu tive uma depressão durante 6 anos. E sim, não me recordo de grande coisa do meu passado antes disso. Mas sabem que mais? Eu escolhi viver. Escolhi não deixar que essa doença me definisse, escolhi ultrapassá-la e deixá-la lá no passado, abraçando as oportunidades e lutando pelo que quero. Porque afinal sempre fui assim, mesmo quando estive na boca do inferno sempre fiz o que queria e nunca me deixei vencer. 


Foto da Catarina, do Joan of July
4ª aprendizagem: há mais pessoas boas do que imaginas

Adoro animais. São puros e não exigem nada em troca. E por vezes desisti da humanidade, desisti de pedir ajuda, desisti de acreditar nas pessoas e de criar laços. Mas o Bloggers Camp mostrou-me que há mais pessoas boas do que imaginava. Há vida e apoio além da minha família, há amizades sinceras, há suporte no bem e no mal. Só temos de saber abrir um bocadinho a porta do nosso coração, para que as deixemos entrar.



5ª aprendizagem: sê tu mesmo/a

Rodeia-te de quem te faz bem. Troca ideias, sem medos. Haverá sempre alguém disposto a ajudar-te e interessado no mesmo que tu. Não queiras fazer tudo sozinho/a. Dá tudo de ti no que fazes e arranja tempo para estares onde és feliz. 


A todos vocês, uma vez mais, um obrigada do fundo do coração. 


---
Mais posts deste magnífico desafio lançado pela Andreia Moita:

Joan of July Andreia Moita | Deixa Ser | 2Beleza Escrever Fotografar Sonhar Meek Sheep |  Jiji | Lolly Taste | Infinito mais um | Daydreams


30 comentários

  1. Acho que as aprendizagens que mencionaste são mesmo importantes! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai parece que deve ter sido um bom evento
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Estou naquela fase em que estava a precisar de ler o ponto número ! e o ponto número 3! Que post maravilhoso!

    Mil beijinhos,
    http://mimiswardrobe.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorava ir um dia ao Bloggers Camp! É ao melhor evento que poderiam ter criado em Portugal! Enquanto estiver na faculdade, vai ser difícil eu ir, porque estou sempre em estágio por está altura, mas depois disso tenho mesmo que ir:).
    Adorei ler o que aprendeste. É fazes muito bem dar esse passo, se sentes que é o melhor para ti e para o blog. Eu gostei muito do nome :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Awwwww Kéké <3 seria estranho se eu não gostasse dessa ideia - afinal o nome do meu blog tem exactamente a mesma origem :D és tu em duas sílabas. É doce e alegre e bonito. Como tu :) gostei tanto de te - vos! - conhecer!

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. meu doce :) tu és incrível e tens tanto para mostrar, foste um feliz acaso que veio tornar a minha vida mais bonita :) e sabes que adoro o nome Keke, para mim faz todo o sentido, por isso venha de lá essa mudança :)

    beijo gigante
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  7. Que delicia de encontro e deve ter sido muito divertido!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  8. Tento sempre ser eu mesma em tudo o que faço. Sei que por vezes isso me pode afastar algumas oportunidades, mas não deixarei de ser "eu" só para ter uma coisas a mais... beijinhos, Adorei <3

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  9. Acho-te uma excelente blogger, adoro ler todos os teus posts e deixar sempre o meu comentário :)
    Adorei todas as tuas dicas e vou as usar pois são realmente boas.
    Beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorava ter estado presente neste evento, parece que se criaram laços incríveis! <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  11. Parece ter sido uma experiência incrível.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adorei o carinho que puseste neste post, Raquel. Vê-se de que forma sentes a vida e o amor que tens por ela e pelos que te rodeiam.

    Adorei o novo nome do blogue. Numa primeira leitura pode parecer estranho mas depois fica mesmo no ouvido e soa bem, fica divertido. Desejo-te toda a sorte e dou-te todo o apoio para esta fase de transição, continuando sempre aqui para te ler.

    Por último, só tenho a dizer: que inveja por não ter ido ao Bloggers Camp (!!!), as vossas publicações dão-me ainda mais pena por não ter participado.

    Beijinhos querida Raquel.
    Sónia Rodrigues Pinto
    SHE WRITES

    ResponderEliminar
  13. Lindo Raquel. Simples e bonito. É mesmo isto. Partilho algumas destas aprendizagens. Vocês são realmente pessoas do bem. Obrigada. E venha daí o novo nome, estamos cá para o receber :) Bjs
    http://andreiamoita.pt

    ResponderEliminar
  14. Que evento lindo! :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que óptimo evento! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. A primeira dica faz muito sentido, há imenso que penso assim!! E às vezes até tento passar isso para outras pessoas

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  17. Interesting post my dear, thank you for sharing :-)

    ResponderEliminar
  18. Esse camp parece ter sido uma ótima experiência mesmo *-* Acho que concordo demais com o primeiro ensinamento. Tudo bem não postar todos dias, desde que sempre que a gente poste, estejamos felizes, e assim vamos conseguir ter mais alcance com o blog :) E que venha a nova fase do blog! Vou sentir saudade desse nome :(

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Momentos bem passados e que ficarão para sempre na memória,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  20. Fico muito feliz por ti e adoro como os teus posts me dão uma energia positiva! Já agora, acredito que a mudança de nome não seja fácil, mas Kéké fica mesmo no ouvido :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. E que aprendizagens magnificas :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. ameeeei as diiicas!

    http://phalto.blogspot.com.br/

    Beijo

    ResponderEliminar
  23. Essas aprendizagens são fantásticas e, se todos as apreendêssemos éramos tão mais felizes!

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  24. Nesse encontro passaram mensagens ótimas e mesmo bonitas :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Olá Raquel,
    Muito obrigada pela tua visita e por quereres fazer parte do meu cantinho. És sempre muito bem vinda.

    Devia ter sido um encontro muito interessante. Ótimas aprendizagens Kéké 👌 Já agora gosto muito desse nome para o teu blog 😉

    Beijinhos
    P.S: Também já faço parte do teu cantinho.

    ResponderEliminar
  26. Que post maravilhoso e é muito bom ver essa partilha entre vós! Era algo que adorava vivenciar se não tivesse o maldito problema da ansiedade, mas fico contente de ver essa aprendizagem.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  27. Tanto, tanto isto que é aqui publicado.
    Já levo alguns anos e muitas das coisas aprendi com esses anos, para o bem e para o mal :)
    CHICREACTION.com

    ResponderEliminar
  28. Thanks for visit) I followed you back <3

    https://kireikana.blogspot.com

    ResponderEliminar
  29. Parece ter sido uma experiência para lá de positiva (=

    ResponderEliminar

‎Copyright © Kéké 2017. Com tecnologia do Blogger.

Instagram