Social icons

Embalada pela nostalgia dos meus 28 e abraçando os preparativos para o Piquenique da Kéké, assim como o desafio de receitas saudáveis da Maria Joana do Limited Edition, que nos permite descomplicar o mundo saudável, trago-vos o bolo mais bonito que alguma vez fiz! Oh, que orgulho deste meu bebé! Posso dizer-vos que o piquenique foi um sucesso (em breve trago-vos fotografias, prometo) e o meu Naked Cake de Limão (chocolate branco e framboesas) caminhou de mãos dadas com um Semi Naked Cake (um red velvet delicioso que também será protagonista das fotos que estão para vir). 

Mas antes da bela da receita que fez nascer este meu (tão bonito) Naked Cake de Limão, quero perguntar-vos aqui, em tom de cusquice, se já repararam que O KÉKÉ NASCEU!! Coisa tão boa esta, não é? Mas esse post fica para a próxima semana, porque hoje quero contar-vos uma história e levar-vos a refletir sobre o que é isto de “ser saudável”.

ser saudável

Ser saudável é sentir-me bem com o meu corpo. É estar de bem com a vida, é sorrir todos os dias ao espelho e sorrir ao dizer “Bom dia”, a mim e a ti. Ser saudável não é sê-lo nas curvas, no rabo e nas coxas, na barriga e no raio que os parta. Ser saudável é ser feliz em cada garfada, ser feliz ao saborear, é desenhar um estilo de vida que é possível viver e que me faz sentir bem. 

Mas nem sempre foi assim… 

Em 2006 eu devia ter uns 60kg. Em 2007, quando escrevi o meu “O que me vai no coração” e quando dei por mim em Braga a viver com a minha Pucca (a velhotinha de 4 patas cá de casa) experienciei de perto as consequências das dietas loucas. Dei por mim a comer sopa e fruta, dias a fio e a dar à Pucca imaginem o quê? Restos de sopa e de fruta. E acreditem que ainda vivemos assim durante cerca de 2 meses… Com as dietas loucas veio a anorexia e, consequentemente, um esgotamento. E posteriormente, uma depressão. Assim, num piscar de olhos, de boca fechada. 

Mas eu tenho a mãe mais forte do mundo, sabem? E fiz dela a minha musa e tornei-me igual. 

Hoje não como carne por opção. Evito fritos e doces, porque não me fazem bem, nem ao estômago, nem à alma ou mesmo à auto-estima, mas não me meto em dietas loucas. E se me apetecer batata-doce frita? Como! E se me apetecer chocolate? Como também! Para quê ser infeliz? Para quê viver angustiada a pensar que não posso comer nada? Para quê viver uma vida que não é minha? 

Ser saudável é ser feliz todos os dias, mas ser saudável na alimentação é saber apreciar com os sentidos o que estamos a comer. E é isso que faço com essas coisas menos saudáveis. Aprecio-as muito mais, porque as como moderadamente. Porque pensar que conseguimos viver muito tempo a cortar tudo o que gostamos da nossa alimentação é errado. Desenha TU o teu plano alimentar. Descobre TU novos sabores, novos horizontes gastronómicos. Torna-te consciente que tu és o que comes, o que fazes, o que sentes, o que pensas, o que vives e o mais importante é o equilíbrio. Ninguém consegue aguentar uma dieta louca durante muito tempo. E de que serve, se formos infelizes? Se depois vamos ganhar tudo o que perdemos? 

Ser saudável é seres tu. É viveres equilibrada/o e de bem contigo mesma/o. Ser saudável é ser feliz. 

Mas antes da bela da receita que fez nascer este meu (tão bonito) Naked Cake de Limão, quero contar-vos uma história e levar-vos a refletir sobre o que é isto de “ser saudável”.

a receita que fez nascer o meu naked cake de limão


Ingredientes:
(para um Naked Cake com duas camadas)
6 ovos ou 6 "ovos" de linhaça
150g de açúcar mascavado
1/2 chávena de óleo de coco ou creme vegetal
óleo de coco q.b para untar
Sumo e raspa de 1 limão grande
150gr de farinha de aveia integral
150gr de farinha de espelta
1 c. chá de fermento em pó
100gr de Chocolate branco para o topping (podem usar outro a gosto)
Framboesas para decorar

Processo:
Começa por bater as claras em castelo bem firme e, à parte, bate as gemas com o açúcar até obteres uma mistura esbranquiçada e cremosa. Se optares pelos ovos de linhaça junta a linhaça e a água, misturando muito bem e deita numa taça. Acrescenta o creme vegetal derretido ou o óleo de coco, o sumo e a raspa do limão, e continua a bater. Mistura muito bem as duas farinhas, adiciona-lhes o fermento e mistura novamente. Junta-as à mistura anterior e mexe mais um pouco. Por fim envolve as claras no preparado e mistura tudo muito bem. Divide a massa por duas formas redondas previamente untadas com óleo de coco.
Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até os bolos estarem cozidos.
Retira do forno, desenforma e deixa esfriar. Enquanto os bolos arrefecem, derrete o chocolate branco em banho-maria. Verte o chocolate por cima das duas partes do bolo e leva ao frigorífico para solidificar (cerca de 10min é suficiente). Decora com as framboesas et voilà!

Um Naked Cake fabuloso ❤ 

Obrigada Maria Joana por este desafio tão bom! Se quiserem também participar neste desafio poderão fazê-lo enviando um e-mail para lim.edition2012@gmail.com. Deliciem-se!

36 comentários

  1. Muitos parabéns pelo novo blogue :D
    Também acredito muito que devemos comer o mais natural possível e escolhermos alimentos que nos fazem bem. Eu, por exemplo, evito o chocolate e o leite e também os fritos. E se quiser comer um grande bitoque com ovo estrelado e batatas fritas? Como, claro! Aquilo que nos permite "fazer asneiras" é a vida saudável todos os dias - e somos assim muitos mais felizes assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais querida <3 Muito obrigada pelo teu bonito comentário, somos mesmo muito mais felizes assim!

      Eliminar
  2. Fantastic post!
    Kisses :)
    Soslu Badem by Dilek

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto! Vou tentar recriar e falhar miseravelmente, já estou a ver ahaha
    Muito boa sorte com este novo cantinho! Está lindo!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah força princesinha, depois quero ver o resultado disso <3 Beijinho e muito obrigada, sabia que vocês iam adorar!

      Eliminar
  4. Ser saudável é sem dúvida ser feliz e sou feliz com as gorduras a mais mas não vivo mais angustiada como já vivi! :) tens uma história inspiradora e este bolo ficou com um aspecto divinal!
    um beijinho!*

    ResponderEliminar
  5. Que aspeto divinal! :D
    Boa sorte para este novo "cantinho", gostei muito da mudança! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. O bolo ficou com um otimo aspeto, parece delicioso.
    Quanto ao ser saudavel não me posso pronunciar porque não o sou em nenhuma das maneiras.
    E muitos parabens pelo novo cantinho.

    https://acasadabrancadeneve.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nossa ficou lindo e parece estar gostoso também! Minha alimentação no momento não é a das mais saudáveis, mas quero mudar isso para o próximo ano.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Lee, you can do it <3 Obrigada pelas tuas palavras! Beijo

      Eliminar
  8. Isso parece ser muito bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. A tua história é inspiradora e é forte. Tanto como tu te tornas a cada dia.
    É uma alegria para mim que tenhas entrado na minha vida e que eu possa ter um bocadinho desse teu espírito bonito.
    Beijinhos e adorei este novo espaço da Kéké, está tão tu!
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És linda, sabes? <3 Agradeço todos os dias por te ter a meu lado! Obrigada por acompanhares o processo do Kéké e por fazeres agora parte de mim. Beijo no coração <3

      Eliminar
  10. Tem um lindo aspecto e eu nunca experimentei, deve ser uma delícia..

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Rouba roupa! Depois partilha a experiência :D Beijinho

      Eliminar
  12. Looks delicious!!! Thank you for recipe :-)

    ResponderEliminar
  13. Yay, chegou o novo site! Adorei ele e também a receita. Acho que a definição de "saudável" vai de cada um. Se nos sentimos bem e estamos felizes com a alimentação, então estamos saudáveis. Eu não cuido muito o que como, mas se exagero já me equilibro um pouco nas refeições seguintes. E mantenho o mesmo peso há 6 anos já. Fico orgulhosa disso haha

    Bom fim de semana!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende de pessoa para pessoa, como tudo, claro :) Mas ser saudável é ser feliz no que comemos, concordo.
      Que bom que gostaste aqui do Kéké e do meu Naked Cake.

      Um beijinho

      Eliminar
  14. Que bom aspeto! Aceito uma fatia ;)
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  15. Woow que aspeto delicioso :D parabéns

    beijinhos

    http://prettyhealthywoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

‎Copyright © Kéké 2017. Com tecnologia do Blogger.

Instagram