Social icons


Partilhei convosco, aqui, a minha mais recente conquista. Estou tão contente, estou mesmo. Tem sido fantástico ver este bebé crescer (e que crescimento rápido este) e tenho aprendido tanto com as pessoas que me rodeiam e agora abraço este desafio imenso de ser líder. E ser uma líder para mim é algo complexo. E nunca é aquilo que expectamos, passa por perceber que nem sempre se pode agradar a todos e saber aceitar isso. É saber ser positiva, encorajar, valorizar e ser um exemplo, por um lado, mas ser firme, determinada e forte, por outro. É preciso dominar a arte de dizer não e de saber ter cada coisa no seu lugar mas, ao mesmo tempo, manter as vibrações e os valores alinhados. Por isso, resolvi partilhar convosco as 4 coisas que acredito serem cruciais para se ser uma líder:

1. Saber delegar:
Esta é, provavelmente, aquela que considero ser a chave do sucesso. Isto porque é fácil para um líder assumir as tarefas todas e meter "as mãos na massa" para fazer acontecer. No entanto, é preciso saber parar, dividir as tarefas, delegar, para não dar em doida! Estimular os membros da equipa a ser mais criativos, produtivos, confiando-lhes tarefas, deixando a certeza que poderá contar contigo caso precise de alguma coisa. 

2. Estar em sintonia, encorajar e estimular
Nem tudo são rosas. E haverão certamente desentendimentos pelo caminho, problemas, momentos de pressão e momentos em que nem todos vibram na mesma frequência. Mas, aponta isto #girlboss: funciona sempre melhor se valorizares o trabalho das pessoas e se transformares essas coisas numa aprendizagem, num reforço positivo. Encorajar, estimular, dar suporte e manter a equipa focada, motivada e alinhada com os objectivos é crucial para o sucesso.

3. Saber gerir o tempo:
Uma líder sabe que o tempo é um bem  precioso e, apesar das mil e uma tarefas constantes, esforça-se por dominar essa arte de gestão do tempo. Concentra-se na produtividade, cria mecanismos, listas, procedimentos, prioriza as tarefas, define prazos e mantem o foco nas actividades mais importantes, de modo a ser eficiente. 

4. Confiança na equipa e alinhamento dos valores e objectivos:
Uma equipa-maravilha é aquela na qual todos estão apaixonados e motivados para chegar mais longe. Reunir regularmente com a equipa, criar momentos de partilha e de descontracção, fazer exercícios de união, vai ajudar toda a gente a sentir-se parte do projecto. Cabe à líder mostrar a paixão que tem pela empresa/pelo projecto, transmitir toda essa confiança e determinação.



E é isto, por agora. Boa quarta-feira, #girlbosses!

21 comentários

  1. Adorei este post querida. Muito bom e informativo até me deu motivação para umas coisas haha

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  2. Que post interessante e útil! Gostei imenso! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Muito boas dicas de liderança. um líder não é aquele que está à frente, mas aquele que coloca a equipa à sua frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Ritinha :) Tem de haver equilíbrio e funcionar como um todo.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Ótimas dicas, sem dúvida!!

    Beijinhos. Há Giveaway a decorrer no blog! Participa e subscreve a Newsletter do blog!
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  5. Tenho muita dificuldade em delegar, sempre acho que a pessoa não dará conta, mas estou aprendendo aos poucos!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma aprendizagem constante e uma questão de confiança :)

      Eliminar
  6. Um líder tem que meter as mãos na massa tanto quanto os seus colaboradores para saber como degelar, como estimular, como pedir coisas e a quem. Um líder tem que estar ao lado da sua equipa e nem sempre só à frente. Tenho a certeza que tu saberás ser essa líder que dá coragem, que dá força e que impulsiona a sua equipa. Grandes equipas têm grandes líderes e vice-versa. Vocês serão exemplo disso. Go! Beijinhos e muitos parabéns. Quando somos felizes trabalhamos melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr, meu bem! Um líder só pode sê-lo se tiver começado por baixo e se souber manter a sua dignidade e valorizar a sua equipa.
      Obrigada <3 Sem dúvida!

      Eliminar
  7. Acho que a maior qualidade do líder é saber estimular a sua equipe, pra todos estaremo motivados e bem instruídos para realizarem as tarefas. Eu preciso praticar a "delegar tarefas", porque sempre assumo tudo pra mim e fico sobrecarregada. Adorei o post <3

    Beijinhos :*
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. O melhor para ser um líder, é aprender que agora a pirâmide é invertida :-)

    Beijinhos e votos de sucesso no projecto.
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    https://aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Concordo plenamente com os tópicos do teu post! Acredita que liderar é difícil seja porque motivo for, nos dias que correm a maioria das pessoas prefere mandar o que é completamente errado!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem se preocupam em fazer a sua equipa feliz :) Beijinho

      Eliminar
  11. Tenho a certeza que te estás a safar muito bem neste novo papel :)

    ResponderEliminar

‎Copyright © Kéké 2017. Com tecnologia do Blogger.

Instagram