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Hoje falo-vos de humor e de alimentos que ajudam naqueles dias em que acordamos mais em baixo, mais tristes, ou com aquela sensação de que está tudo virado do avesso.

Imagem do google


1. Banana: Rica em hidratos de carbono e triptofano, que ajudam na formação de serotonina, conhecida como a hormona da felicidade.

2. Chocolate/ cacau: já alguém nos mandou certamente comer chocolate quando estamos em baixo. Forte em triptofano, o cacau concentra várias substâncias benéficas para o humor, como a teobromina, feniletilamina e o magnésio.

3. Chá verde: Contém vários antioxidantes que ajudam a reduzir o stress, protegendo os neurónios e afastando os riscos de inflamação. Mas atenção: nada de abusar, pois por outro lado pode favorecer a irritabilidade e ansiedade, devido à cafeína nele presente.

4. Folhas verdes: Os espinafres, brócolos e alface, são ricos em folato (importante vitamina do complexo B que está associada ao combate à depressão) e estão associados ao controlo do humor.

5. Peixes: especialmente a sardinha, o atum e o salmão são excelentes fontes de proteínas e ricos em triptofano. O triptofano é também capaz de relaxar, criar sensação de prazer e bem-estar, reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite e até melhorar o sono.

6. Abacate: rico em vitamina B3 que tem ação sobre o sistema nervoso e colabora para regular as substâncias químicas do cérebro. Juntamente com o ácido fólico, facilita a promoção de bem-estar.

7. Ovo: a gema é rica em colina, fundamental na formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, coordenação motora e sensação de bem-estar. Apresenta também triptofano, vitaminas do complexo B e contém hidratos. Pode melhorar o ânimo em pessoas deprimidas e que sofram de apatia durante a TPM.

8. Leite: Fonte de triptofano e de cálcio, elimina a tensão. Ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade.

9. Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs): Fontes de triptofano, possuem vitamina B1, que melhora a concentração. Também contém bastante selénio, substância que previne a irritação e ansiedade.

10. Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio, que age diretamente no controlo da ansiedade e depressão.

11. Laranja: Qualquer fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurónios e acalma.

12. Aveia: Rica em triptofano e aminoácidos.

13. Arroz integral: Rico em vitamina B1, importante para regular o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz e é removida quando se faz arroz branco.

14. Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância igualmente associada ao prazer e bem-estar. A pimenta de cheio, a vermelha e a malagueta são as melhores.


 

8 comentários

  1. Adorei as dicas , muito bom seu post !

    Um beijo

    https://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

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  2. Concordo com as tuas dicas!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

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  3. tenho mesmo de seguir estas dicas nalguns dias :)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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  4. Mesmo a calharrrr :D
    Adorei as dicas beijinhoooooo :*

    Http://saudavelmente.info/como-engordar - Espreita vais gostar :)

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